Vejam como as cores dos ambientes são poderosas!
Se você já teve a sensação de entrar em um lugar e perceber que o seu humor mudou ou que depois de algumas horas nesse ambiente pareceu que você ficou mais lento ou improdutivo, calma. A culpa não é sua.
Embora a gente subestime o impacto que as cores nos causam elas têm o poder de mudar nosso padrão de comportamento e atitude. Isso porque por ser uma sensação não damos a devida importância. Estudos científicos comprovaram os efeitos que as cores diferentes tinham nos cérebros dos macacos. Os resultados foram: as cores vermelho, verde e azul estimularam atividade mental. Com este resultado os cientistas concluíram que de fato algumas cores chamam mais atenção do que outras.
Em outros estudos mais detalhados com macacos foi comprovada a associação inata do vermelho com o “não”. Nesse estudo voluntários estavam vestidos de vermelho, verde ou azul. O comportamento dos macacos foi de rejeitar os participantes de vermelho.
Aplicando esse conceito aos ambientes podemos conhecer o impacto que as cores causam em seres a percepção das cores podem afetar a produtividade e o desempenho. Conforme artigo Konica Minolta: “Em um estudo financiado pela NASA pesquisadores investigaram em como determinadas cores impactam o humor, velocidade de execução e precisão nas tarefas de um escritório. Noventa participantes foram examinados trabalhando em três espaços diferentes do escritório. O primeiro espaço era monocromático branco, o segundo era predominantemente vermelho brilhante, e o terceiro espaço era azul-esverdeado claro. As respostas individuais a cada ambiente variaram de acordo com sensibilidade de cada pessoa. Os trabalhadores que conseguiam facilmente bloquear o seu ambiente foram mais produtivos no local vermelho brilhante em comparação ao local azul-esverdeado. O oposto foi encontrado com os trabalhadores que tinham dificuldade em bloquear o ambiente circundante, sendo mais produtivos na sala azul-esverdeada clara. O quarto branco geralmente não teve efeito sobre o desempenho do trabalho. Em outro estudo realizado pela Universidade de Creighton, os pesquisadores chegaram a uma conclusão um pouco diferente. Os indivíduos foram observados em espaços de escritórios azuis e vermelhos. Os trabalhadores do escritório azul disseram que se sentiram calmos e focados por longos períodos. Os trabalhadores do escritório vermelho disseram que se sentiam mais distraídos quando desempenhavam suas funções. As pesquisas mostram que geralmente as cores brilhantes e saturadas estimulam, enquanto cores mais suaves e menos saturadas acalmam.”
Veja no Inforgráfico abaixo a psicologia das cores:
Infográfico: psicologia das cores - Fonte: Limão nagua
Se ainda têm dúvidas fique à vontade para nos chamar no WhatsApp: (11) 99402-9734.
Compre pela nossa loja: https://aquostintamineral.lojavirtualnuvem.com.br/